Alimentos: Quantidade e Qualidade

A alimentação é um dos prazeres da vida. Temos que ter consciência da importância de nos alimentarmos saudavelmente, pois nosso corpo, nossa saúde, nossa qualidade de vida dependem dos nossos hábitos alimentares.
Hoje, está cada vez mais difícil seguir um controle alimentar, pois não se está conseguindo coordenar as refeições e a boa alimentação com o horário de trabalho, família e amigos.
Para obter uma vida saudável não é necessário fazer mudanças radicais em seu dia-a-dia. Adotar uma nova postura quanto aos hábitos alimentares e praticar atividade física freqüentemente são medidas simples com as quais se alcançam grandes resultados.
Não podemos falar em alimentação saudável sem antes conhecermos seus três pontos fundamentais que são variedade, moderação e salubridade.
VARIEDADE: É importante a variedade dos alimentos ingeridos, pois os alimentos pertencentes a um mesmo grupo, podem conter os mesmos nutrientes em quantidades diferentes. Não existe um alimento mágico, que nos forneça todos os nutrientes essenciais para a boa alimentação, por isso , se nos alimentarmos somente com um grupo de alimentos certamente desenvolveremos carências nutricionais.
MODERAÇÃO: Assim como devemos avaliar a qualidade dos alimentos ingeridos, também devemos controlar a quantidade de consumo dos mesmos. O segredo está na moderação. É fundamental consumir o número e o tamanho recomendado de porções de cada grupo, sempre evitando os excessos.
SALUBRIDADE: Sempre que possível, escolher alimentos naturais no lugar dos industrializados ou processados. Optar por pão integral no lugar de pão branco, frutas frescas, no lugar de sucos. Sabe-se que quanto mais natural o alimento maior o seu valor nutricional.

Compartilhe: